sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Alguns detalhes da cidade

Agora vou mostrar e contar alguns pequenos detalhes da cidade. Para alguém pode parecer sem graça e sem novidades, mas para mim não foi. Imagino que outros possam ter o mesmo sentimento que o meu.
Primeiro, a foto abaixo: "Pare tudo!"


Esta outra é de uma rua aqui perto de onde estou hospedado. Não, não tem festa. É sempre assim, todo mundo deixa o carro na rua, mesmo durante a noite. Pelo menos enquanto não há gelo. E olhe que é um bairro bem de periferia, quase divisa com outra cidade!

Aqui ocorre um fenômeno interessante. Pode-se observar facilmente. Não tem ninguém no ponto de ônibus. De repente começa a chegar gente e, logo em seguida o ônibus. Novamente o ponto vazio. A pontualidade faz com que todo mundo possa sair de casa e chegar somente no horário certo. Assim ninguém perde tempo esperando o ônibus.
E, corrigindo o que já falei antes: os ônibus, em sua maioria, não tem degraus. Mas, devido à demanda em horário de pico, tem alguns mais antigos com degraus. A foto abaixo é do interior do ônibus. Podemos ver a máquina onde depositamos as moedas, do lado esquerdo, e também podemos perceber que o pessoal que está do lado de fora está no mesmo nível que o pessoal de dentro. Quem tem o cartão do metrô só apresenta para o motorista.Outra coisa interessante a respeito dos ônibus eu vi hoje. Um cartaz dizendo ãos passageiros que estão cientes do problema de demanda nos horários de pico, e que já estão trabalhando para resolver o problema. Que não está ao alcance do motorista fazer qualquer coisa, e pedindo desculpas pelos transtornos.


Achei curiosa a forma de construção e moldagem do concreto. Não usam folhas de compensado para isto, e sim formas de aço, que são reaproveitadas durante toda a construção e em outras depois. Evita o desperdício e a construção fica mais uniforme. Mas não tenho foto disto. Ainda. Mas tenho de um andaime. Um pouco mais seguro que os brasileiros...



Perto da escola há um complexo de escritórios com um tipo de praça entre os prédios. Podemos ver várias pessoas sentadas ali, comendo (almoçando) enquanto aproveitam um pouco do sol e conversam. Muita gente leva o almoço de casa mesmo, ou uma fruta ou algo do gênero.


E as ruas? Estão reformando ou instalando algo em uma aqui do centro. Achei interessante a espessura e o material. Acho que é mais difícil aparecer um buraco aí.



Bom, um pedacinho da parte subterrânea. Entrada de uma loja (escada para baixo).


No metrô, algumas vezes existem alguns corredores mais longos. Difícil para quem tem dificuldades de locomoção. Por isso, colocam algumas barras no caminho, para estas pessoas poderem descansar.



E por último, Place des Arts. Com a Universidade do Québec à Montreal (UQAM) ao fundo, e o pessoal aproveitando o sol da tarde. Lugar enorme, bonito, limpo. Tem um pedaço da Montreal subterrânea por aqui. No centro da cidade também.



Bom, tem muita foto ainda, mas serve já para ter uma idéia.

Nenhum comentário: